Logo Mundo da Notícia

Como congelar peixe na geladeira

Postado por Mundo da Notícia | Categoria: Culinária | 23/05/13

A primeira e mais importante regra quando se for congelar peixe é que o peixe deve ser tão fresco quanto possível. O ideal é que o peixe fresco deve ser congelado dentro de 12 horas de ser pego ou mais cedo, se possível. Quanto mais rápido o peixe for congelado, melhor qualidade é mantida do alimento e aumenta a vida na prateleira do produto. Peixe fresco é altamente suscetível a deterioração dos alimentos, a bactérias e decomposição. O alimento realmente começa a deteriorar-se e perder a qualidade assim que sai da água. Isto é ainda mais aparente durante o verão em altas temperaturas.

 congelar peixe

O peixe nunca deve ser deixado à temperatura ambiente. É importante para mantê-lo fresco limpar o alimento o mais breve possível após a compra ou pescaria. Os peixes também devem ser limpos e preparados antes de realmente armazená-lo no freezer. Todos os tipos de peixe podem ser congelados. Pequenos peixes como a sardinha ou salmão devem ser congelado inteiros após a limpeza, enquanto peixes maiores podem ter a cabeça e a cauda cortadas.

Como congelar peixe grande

Grandes peixes como o bacalhau ou salmão podem ser divididos em filetes e depois congeladas, ou se você preferir alguns peixes podem ser congelados inteiros, colocando-os em uma cama de gelo para fins estéticos. Todos os tipos de peixes devem ser acondicionados ou embalados em recipientes hermeticamente fechados e em embalagem a prova de umidade vapor, tais como folha de alumínio, recipientes de plástico, sacos de polietileno ou sacos de congelação.

Retire todo o ar da embalagem quanto possível antes de envolver a vedação e coloque mais uma película aderente, se preferir. Certifique-se de que todos os pacotes são rotulados com a data, peso e conteúdo. Existem vários métodos para congelar peixe que envolvem o uso da água. Eles são muito eficazes. Antes de congelar os peixes eles devem ser lavados, e desviscerados e divididos em porções, se necessário. Você pode limpar e estripar o peixe-se ou pergunte ao seu peixeiro para fazer isso por você.

 congelar peixe

Como congelar peixes magros

Peixes magros devem ser mergulhados em uma solução de salmoura antes do congelamento. Prepare a solução misturando ¼ de xícara de sal com 2 litros de água. Mergulhe o peixe na solução por cerca de meio minuto e depois escorra. Isso vai dar o peixe uma textura mais firme e evitar a perda de umidade no congelamento.

Como congelar peixe gordo

Peixe gordo, por outro lado, deve ser mergulhado no mesmo período de tempo numa solução de ácido ascórbico. Esta pode ser preparada através da mistura de duas colheres de sopa de ácido ascórbico com dois litros de água fria. Esta preparação é feita para retardar a deterioração devido ao ranço, o que ocorre mais rápido em peixes gordos devido à maior quantidade de gordura contida na carne. Depois de tratar o peixe com uma das preparações acima, você pode continuar a congelar o peixe com sacos normalmente.

 

Compartilhe:
Deixe um comentário com o seu Facebook:
Deixe um comentário