Logo Mundo da Notícia

Documentação Exigida Pelo ProUni

Postado por Admin | Categoria: Vestibular e Educação | 31/01/11

No ProUni 2012 foram mais de 1 milhão de candidatos, e mais de 123 mil vagas de bolsas integrais e parciais. Se você foi pré-selecionado no ProUni 2012 provavelmente deve estar assustado com a quantidade de documentos exigidos para comprovação de renda, de residência, de escolaridade, etc. Veja agora a lista da documentação exigida pelo ProUni para que a sua matricula na faculdade seja efetuada com sucesso:

  • Carteira de identidade e CPF do candidato: esses documentos devem ser simples de você conseguir, partindo da idéia de que você já tenha esses documentos em mãos. Se você não tiver corra para alguma agência dos correios e solicite o mais rápido possível.
  • Carteira de identidade dos demais membros do grupo familiar: esses documentos também devem ser bem simples de conseguir, para os menores de 18 anos é preciso apenas de uma xerox da certidão de nascimento.
  • Comprovante de residência: o comprovante de residência pode ser qualquer conta, seja ela de água, luz, telefone, gás, etc., o que realmente importa é que o comprovante de residência seja recente.
  • Comprovantes de despesas mensais do grupo familiar: aqui se encaixam água, luz, telefone, gás, condomínio, aluguel, etc., esse documento também precisa ser recente.
  • Comprovante de renda do candidato e do restante dos integrantes do grupo familiar do candidato: aqui você pode usar algum dos holerites ou os três últimos contracheques dos locais onde você e sua família trabalham. Para alguém do grupo familiar que for aposentado pede-se os extratos bancários dos 3 últimos pagamentos.
  • Comprovante de residência de cada um dos membros do grupo familiar: você deve apresentar algum comprovante de residência no nome de cada uma das pessoas que moram com você, pode ser contas de água, luz, telefone, confirmações de exames médicos, etc.
  • Carteira de trabalho do candidato e de todos os membros do grupo familiar: esses documentos irão servir para verificar se a renda declarada para o ProUni condiz realmente com a verdade.
  • Laudo médico no caso de candidatos portadores de deficiência: os candidatos portadores de alguma deficiência deverá levar um atestado que comprove a sua deficiência.Comprovante de efetivo exercício do magistério da educação básica, integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública, emitido por esta (Direção da Escola ou Secretaria de Educação, estadual ou municipal), quando for o caso.
  • Os candidatos menores de 24 anos que se declararam sozinhos: para candidatos maiores de 24 anos que moram sozinho é necessário apresentar a documentação de identidade e de renda dos pais.
  • Comprovante dos períodos letivos cursados em escola pública: o candidato irá precisar de uma declaração da escola afirmando que o aluno cursou os 3 anos do ensino médio em escola pública.
  • Comprovante de separação ou divórcio dos pais: no caso de os pais do candidato já terem falecido, a certidão de óbito servirá para se deles não constar do grupo familiar.
  • Comprovante de percepção de bolsa de estudos integral durante os períodos letivos cursados em instituição privada: se o candidato cursou escola particular com bolsa de estudos, ele deverá solicitar algum documento comprobatório.
  • Cópia da decisão judicial determinando o pagamento de pensão alimentícia: essa caso esta tenha sido abatida da renda bruta informada de membro do grupo familiar.
  • Cópia completa da última Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física: esse documento também não deve ser muito difícil de você encontrar, ele pode ser encontrado na Receita Federal da sua cidade.

Esses são os documentos inicialmente pedidos para que a sua matricula na faculdade que você escolheu seja efetuada, mas você estará sujeito a solicitações de novos documentos pelos fiscais do ProUni. O jeito é ser rápido e juntar todos os documentos que cabem ao candidato.

Compartilhe:
Deixe um comentário com o seu Facebook:

1 Comentário

  1. Mary Beatrice (@MaahAckles)
    EM 20 janeiro, 2012

    Valeu cara,me ajudou mesmo!

Deixe um comentário