Os benefícios do óleo de oliva para a saúde

Além de dar um sabor agradável ao alimento, o azeite de oliva é considerado um dos óleos mais bacanas para ter e manter na dieta. Os benefícios do azeite de oliva vão muito além de apenas dar sabor aos alimentos e sua salada. Ele pode também deixar a sua dieta mais saudável. 

 azeite de oliva

Os benefícios do azeite de oliva

O principal tipo de gordura encontrado em todos os tipos de azeite de oliva é o ácido graxo monoinsaturado, que é realmente considerado uma gordura da dieta saudável. Se a sua dieta enfatiza gorduras insaturadas, como gorduras polinsaturadas  em vez de gorduras saturadas e gorduras trans, você pode ganhar alguns benefícios para a saúde.

O ácido graxo monoinsaturado pode ajudar a diminuir o risco de doença cardíaca, melhorando os fatores de risco do organismo. Por exemplo: os o ácidos graxos podem reduzir o colesterol total e os níveis de colesterol de lipoproteína de baixa densidade. Eles também podem ajudar a normalizar a coagulação do sangue. E algumas pesquisas mostram que tais ácidos também podem se beneficiar dos níveis de insulina e controle de açúcar no sangue, o que pode ser especialmente útil se você tem diabetes tipo 2.

azeite de oliva

Como comer com azeite de oliva na dieta

Como a do azeite de oliva é rico em calorias, então use-o com moderação na sua dieta sempre. Escolha alimentos ricos em ácidos graxos como o azeite em vez de outros alimentos gordos, particularmente os dois mais usados na culinária: manteiga e margarina, que fazem parte de todo tipo de dieta e das casas brasileiras. Mas antes de mudar sua dieta, é importante lembrar: você não pode fazer alimentos não saudáveis se tornarem saudáveis simplesmente adicionando azeite no preparo.

Além disso, esteja ciente de que o calor, a luz e o ar podem afetar o sabor do azeite e, possivelmente, seus nutrientes que ajudam a saúde. Para evitar isso, você deve armazenar o azeite de oliva em um armário escuro em temperatura ambiente, ou até mesmo na geladeira. As gorduras saudáveis e os fitonutrientes do azeite, bem como o gosto, podem ir embora lentamente ao longo do tempo, por isso é melhor para usá-la dentro de um ano ou dentro de seis meses depois de aberto.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *