Logo Mundo da Notícia

Qual a diferença entre Estado, nação e país?

Postado por Mundo da Notícia | Categoria: Diversos | 22/06/13

Os termos “Estado”, “nação” e “país” são freqüentemente usados ??como sinônimos por aqueles que não estão familiarizados com o uso adequado dos termos. Expressões como o Estado independente e Estado-nação são frequentemente ditas pelas pessoas de forma errada. Embora esses termos são semelhantes e facilmente confundidos, algumas diferenças existem. Em alguns casos, “Estado” e “país” pode ser utilizados para descrever a mesma área.

estado e nação

Estado

Quando usado com uma letra inicial maiúscula, Estado tem um significado muito diferente do que é conhecido entre os cidadãos. Um Estado independente é o mesmo que um país independente: uma área que tem limites e seu próprio governo reconhecido internacionalmente. Também deve ser reconhecido por outros países e ter soberania, o que significa que não está sob o poder de qualquer outro país. Outros requisitos incluem os residentes permanentes, um sistema de transporte, um sistema de educação e um sistema econômico organizado. Ele emite o seu próprio dinheiro e é capaz de regular domesticamente sua moeda e no comércio exterior .

Sem a letra maiúscula no começo,  o termo tem um significado muito diferente, usado para descrever uma divisão menor de um país maior. Usando o Brasil como exemplo, o Brasil é o país que governa, enquanto cada um dos 26 estados é um território menor dentro do governo maior. O termo “província” também pode ser utilizado em alguns países como o Canadá para definir estados.

Muitos países também têm territórios. A Austrália, por exemplo, tem seis estados e dois territórios principais. Enquanto um território está sob o governo de uma nação maior, normalmente não tem os mesmos poderes governamentais que um estado ou província terá.

Nação

O termo “nação” é um pouco mais difícil de definir. Uma nação é um grupo de pessoas que partilha uma língua, a cultura, instituições, história e religião. Estes grupos são maiores do que uma única tribo ou comunidade, e muitas vezes abrangem um país inteiro. Quando há uma nação de pessoas que tem o seu próprio país, podemos chamar de um estado-nação. Exemplos incluem o Japão, Alemanha e França. Alguns países podem ter várias nações, como é o caso do Canadá, e nem todas as nações possuem seu próprio Estado.

Compartilhe:
Deixe um comentário com o seu Facebook:

2 Comentários

  1. EM 5 abril, 2014

    hegfffffffffffffffffffffffffffffffhhhhhhhhhhhhhcfydrfhcdfhj QUE PODRE

  2. Juliana
    EM 1 junho, 2014

    Que ruim

Deixe um comentário